Regulamento


REGULAMENTO GERAL 2009 – JOGOS DE VERÃO
VÔLEI de PRAIA 4x4 , FUTEBOL de AREIA, BOCHA MISTA,
HANDEBOL de PRAIA, FUTEVÔLEI, VOLEI de DUPLAS.
PROMOÇÃO: RBS TV e Prefeituras Municipais



DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1º – O evento “JOGOS DE VERÃO” é uma promoção e realização da RBS TV e em parceria com as Prefeituras Municipais.

Art. 2º – Este regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas dos JOGOS DE VERÃO 2009, o qual obedecerá às regras oficiais da Confederação Brasileira de vôlei http://www.cbv.br, na modalidade 4 x 4 e vôlei de duplas, Confederação brasileira de Beach Soccer http://www.cbbsbrasil.com.br, Confederação Brasileira de Bocha http://www.portaldabocha.com.br, Confederação Brasileira de Handebol na modalidade de handebol de areia, http://www.brasilhandebol.com.br, e da Confederação Brasileira de Futevôlei http://www.cbfv.com.br, em vigência e o que dispuser este Regulamento.

§ 1º – A RBS TV e os veículos que fazem parte da empresa poderão utilizar as imagens dos atletas, torcedores, patrocinadores, arbitragem apoiadora, etc. dos jogos de verão 2009 da maneira que melhor lhes interessar, sem o pagamento de direito de imagem ou ressarcimento de alguma maneira, pela utilização da mesma.

Art. 3º – Os casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Técnica do mesmo, que terá, ainda, como atribuições:
a) elaborar o Regulamento Geral e tabela de jogos da Competição;
b) confeccionar o Cronograma da Competição;
c) executar e zelar pela execução do Cronograma da Competição;
d) coordenar e orientar a equipe de arbitragem;
e) outras determinadas pela Coordenação Geral.

DAS ETAPAS

Art. 4º – PRIMEIRA FASE – ETAPA CLASSIFICATÓRIA
Em cada município legalmente inscrito como sede de ETAPA CLASSIFICATÓRIA, será realizada uma competição com número limitado de no mínimo 3 (três) equipes e no máximo 20 (vinte) equipes por naipe, por modalidade, devidamente inscritas conforme prevê este regulamento.

PARÁGRAFO 1º: Caso um naipe não complete o número máximo de equipes inscritas, serão abertas as inscrições para o outro naipe.
Ex. Se no vôlei de duplas masculino se inscreverem 17 equipes, poderão se inscrever mais 3 equipes femininas além das 20 inscritas.

Art. 5º – SEGUNDA FASE – ETAPA FINAL
No município que legalmente estiver definido como sede desta etapa, será realizada uma competição, onde participarão todas as equipes, masculinas e femininas, classificadas na primeira fase, em primeiro, segundo e terceiro lugares, além das equipes indicadas pelo município sede da final (Rosário do Sul) 3 ( três ) por modalidade Futebol de areia , Bocha de trio Mista , Vôlei 4x4.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Caso haja desistência de participação, nesta etapa, de alguma equipe classificada, seja qual for o motivo, estará apta a participar a equipe que tiver obtido classificação subseqüente à equipe desistente, na fase classificatória de origem. Esta, não aceitando, a vaga fica aberta a próxima classificada e assim sucessivamente. A desistência deverá ser comunicada com 10 (dez) dias de antecedência da etapa final, ou seja , até o dia 06 de março de 2009, ao departamento de eventos da RBS TV Santa Maria. A não comunicação acarretará na suspensão de todos os atletas regularmente inscritos na modalidade nos jogos de verão 2010.

PARÁGRAFO SEGUNDO: O município da sede da final dos JOGOS DE VERÃO 2009 terá direito de indicar, a seu critério até três equipes de cada naipe, de cada modalidade, para representá-lo nesta etapa, as quais deverão ser inscritas, observando este Regulamento, e seus atletas não poderão participar ou ter participado de etapas classificatórias a qual obtiveram classificação para a final. A indicação, como também a inscrição nominal dos atletas, deverão ser feitas oficialmente, junto ao Departamento de Eventos da RBS TV, até o dia 06/03/09 ou seja, 7 dias antecedentes à data da Etapa Final do evento que acontecerá nos dias 14 e 15/03/09. A confirmação das equipes e o Congresso Técnico dessa etapa serão realizados às 09 horas do dia 14/03/09 no local do evento.

PARÁGRAFO TERCEIRO: Cabe à Coordenação Geral do evento o direito de convidar equipes, que tenham participado da Primeira Fase, e que não tenham obtido classificação para a Final, caso, por desistência de equipes ou outro motivo qualquer, o número de participantes desta etapa venha a ser prejudicado. Além do pré-requisito de haver participado na etapa anterior, os demais critérios serão de responsabilidade única e exclusiva da Coordenação Geral não cabendo protestos ou contestações sobre estes convites.

DOS PARTICIPANTES

Art. 6º – Poderão participar da competição, equipes de vôlei de dupla masculino / feminino, futebol de areia masculina e /ou feminina e Bocha mista (Sempre terá de estar em cancha pelo menos uma pessoa do sexo oposto), Handebol de praia masculino / feminino, Futevôlei masculino, vôlei 4x4 (masculino / feminino) e , formadas por atletas com idade mínima de
Para o Vôlei 4x4: 14 (quatorze) anos, no masculino e 12 (doze) no feminino.
Para o Futebol de Areia: 16 (dezesseis) anos, no masculino e 12 (doze) no feminino.
Para a Bocha mista: 14 (quatorze) anos, no masculino e 12 (doze) no feminino.
Para o Handebol de Praia: 16 (dezesseis) anos, no masculino e 12 (doze) no feminino.
Para o Futevôlei: 14 (quatorze) anos, no masculino e 12 (doze) no feminino.
Para o Vôlei de duplas: 12 (doze) anos nos naipes feminino e masculino.




Art. 7º – Toda equipe participante terá, obrigatoriamente, uma pessoa responsável pela mesma, a qual deverá credenciar-se oficialmente junto à Coordenação Geral no congresso técnico, recebendo se necessário, uma identificação de uso obrigatório (crachá) e responderão pela inscrição, formulação de protestos, formação da equipe e o contato da equipe com a coordenação da competição. O protesto só poderá ser formulado por equipes que participaram do congresso técnico.

Art. 8º – É da competência do responsável pela equipe, responder pela veracidade dos dados referentes à mesma, como também por todos os assuntos que a envolverem no decorrer da competição.

Art. 9º – Uma mesma equipe poderá participar em quantas etapas classificatórias desejar e de sua livre escolha.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: É vedada a participação em fase classificatória de equipe ou atletas que já obtiveram sua classificação para a Etapa Final.

Art. 10º – É de responsabilidade do próprio atleta a comprovação de sua aptidão física para a prática desportiva e de sua identidade.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 11º - Haverá taxas de inscrição para as modalidades.

PARÁGRAFO ÚNICO: As inscrições devem ser realizadas até as 16 horas do dia anterior à cada etapa pretendida, garantindo vaga na etapa em questão. As mesmas deverão ser oficializadas junto à RBS TV Santa Maria ou da Prefeitura Municipal do município sede, através da ficha original devidamente preenchida, fax ou email e com a devida confirmação de recebimento. A taxa de inscrição deverá ser paga conforme artigo 15.
As inscrições para complementação do número de vagas em cada modalidade também poderão ser realizadas no local, desde que hajam vagas.
As equipes indicadas pela Prefeitura da Cidade Sede da final, através de campeonato interno, não terão taxa de inscrição na Etapa Final.
TAXA de INSCRIÇÃO:
> Handebol de Areia M / F : R$ 20,00
> Futebol de Areia M / F : R$ 30,00
> Vôlei 4x4 M / F : R$ 20,00
> Vôlei de duplas M / F : R$ 20,00
> Bocha Mista : R$ 20,00
> Futevôlei M : R$ 20,00

Art. 12º – As inscrições das equipes serão feitas em fichas próprias onde estará determinado o número máximo de atletas, expedida pela organização do evento. Esta ficha deverá estar completamente preenchida, de forma legível, assinada pelos atletas e representante legal credenciado.

Art. 13º – Cada equipe poderá inscrever
Para o Vôlei 4x4 : até 08 (oito) atletas, 1 (um) responsável técnico, 1 (um) médico, 1 (um) massagista, e 1 (um) preparador físico.
Para o Futebol de Areia: até 10 (dez) atletas, 1 (um) responsável técnico, 1 (um) médico, 1 (um) massagista, e 1 (um) preparador físico.
Para a Bocha Mista : cada equipe será composta de 03 (três) atletas, com direito a (2) dois reservas para uma substituição.
Para o Handebol de Praia: até 08 (oito) atletas, 1 (um) responsável técnico, 1 (um) médico, 1 (um) massagista, e 1 (um) preparador físico.
Para o Futevôlei : até 03 (Três) atletas, 1 (um) responsável técnico, 1 (um) médico, 1 (um) massagista, e 1 (um) preparador físico.
Para o Vôlei de duplas : 03 (três) atletas, 1 (um) responsável técnico, 1 (um) médico, 1 (um) massagista, e 1 (um) preparador físico.

Obs: Os componentes da comissão técnica de uma equipe, previstos em regra, não precisam estar inscritos em ficha, no entanto, para participarem de um jogo, deverão estar inscritos em súmula e obrigatoriamente apresentar documento legível oficial com foto (conforme artigo 17ª da identificação) para a equipe de arbitragem.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: A equipe poderá acrescentar atletas dentro do limite máximo no decorrer da Etapa Local.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Para a equipe técnica, não é válido o parágrafo anterior, podendo a mesma ser alterada conforme as necessidades da equipe, devendo o seu responsável a cada alteração feita, comunicar oficialmente a Coordenação Geral.

Art. 14º – Um mesmo atleta, não poderá ser inscrito por mais de uma equipe, na mesma modalidade. Uma vez que isto ocorra, o mesmo poderá atuar somente na equipe que primeiro o inscreveu, desde que o mesmo não tenha assinado a ficha de inscrição da segunda equipe.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O atleta que tenha jogado ou sido inscrito em súmula por uma equipe que se classificou para a final, a qual possui sua assinatura em ficha de inscrição, e vier a assinar ficha e jogar em outra equipe será sumariamente eliminado do evento pela coordenação técnica, sem interferência nos resultados homologados.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Os atletas poderão participar de todas as modalidades (Vôlei 4X4, Bocha mista, Futebol de areia, Handebol de praia, Futevôlei, Vôlei de duplas se assim o desejarem).
§ 1º - Os horários dos jogos não serão alterados caso coincidam os jogos para o atleta, devendo o mesmo optar por uma modalidade.

Art. 15º - As inscrições para cada etapa classificatória, bem como as modalidades que serão realizadas somente na etapa final deverão ser confirmadas até às 12h 30min, no local de cada etapa (9hs na etapa Final) , com o pagamento da taxa de inscrição comprovada através de recibo emitido pela coordenação, onde toda equipe deverá possuir um representante no congresso técnico Caso não possua um representante não participará do sorteio das chaves, ficando fora da programação desta forma.
Cronograma de abertura das etapas classificatórias
13:00- Congresso Técnico das modalidades
14:00- Abertura Oficial
Início dos Jogos logo após a abertura;

Art. 16º – As fichas de inscrição e o Regulamento Geral da competição poderão ser retiradas, com antecedência, nas Prefeituras Municipais das cidades sedes de cada etapa ou na RBS TV, pessoalmente, até o dia anterior ao congresso técnico respeitando o prazo de inscrição que esta no artigo 11 do regulamento.


DA IDENTIFICAÇÃO

Art. 17º – Serão considerados para efeitos de confirmação de inscrição, além da carteira de identidade, os seguintes documentos que deverão ser apresentados antes do início de cada jogo:

a) Carteira de identidade Militar;
b) Carteira de motorista com foto
c) Certidão de Nascimento com foto ou passaporte
d) Atletas Estrangeiros – Carteira de identidade ou Passaporte
e) Carteira de Trabalho
f) Carteira de Identidade Profissional
g) Carteira social de clube com foto ou digitalizada

DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 18º – O sistema de disputa bem como o tempo de duração das partidas em todas as etapas será definido pela coordenação técnica conforme o número de equipes inscritas.

Art. 19º – O número de pontos a serem disputados em uma partida, de qualquer etapa, será determinado em Congresso Técnico, após ser conhecido o número de equipes inscritas e o total de jogos programados.

DA CLASSIFICAÇÃO e PONTUAÇÃO

Art. 20º – Será campeã de uma etapa classificatória a equipe que, no sistema eliminatório, chegar ao final da mesma em primeiro lugar.

Art. 21º – Toda a etapa que não utilizar o sistema de eliminatória simples e sim o de chaves onde todos jogam contra todos dentro das suas chaves, deverá ser observado o seguinte:

Para o Vôlei 4 x 4
a) A equipe vencedora de uma partida marcará 2 (dois) pontos e a perdedora 1 (um) ponto.
b) Em caso de empate entre as equipes participantes, para efeito de classificação, na chave que ocorrer o empate, será adotado o seguinte critério:

1 - Entre 2 (duas) equipes: Vitória no Confronto direto .
2 - Entre 3 (três) ou mais equipes:
I) Menor número de pontos sofridos na chave ou grupo;
II) Maior número de pontos feitos;
III) Saldo de pontos;
IV) Sorteio.

c) Todos os jogos das etapas serão disputados em 1 (um) set de no máximo 30 pontos, com vantagem de 2 pontos, ficando o congresso técnico soberano para definir este item.
d) Toda a equipe que efetivar o W. O. será eliminada da etapa, e os pontos obtidos por esta equipe dentro da chave serão desconsiderados para efeito de classificação, considerando como se a mesma não tivesse participado de nenhuma partida da competição.

Para o Futebol de Areia
a) A equipe vencedora de uma partida marcará 3 (três) pontos, em caso de empate marcará 1 (um) ponto e derrota 0 (zero) ponto.
b) Em caso de empate entre as equipes participantes, para efeito de classificação, na etapa e chave que ocorrer o empate, será adotado o seguinte critério:

1 - Entre 2 (duas) equipes: Vitória no confronto direto, se der empate seguirá os critérios abaixo:

2 - Entre 3 (três) ou mais equipes:
I- Melhor saldo de gols na chave ou grupo;
II- Menor número de gols sofridos na chave ou grupo;
III- Maior número de gols feitos na chave ou grupo.
IV- Sorteio

c) As partidas terão duração de no máximo 2 (dois) períodos iguais de 10 (dez) minutos, ficando o congresso técnico soberano para definir este item, onde o tempo será corrido, ficando a critério da arbitragem os acréscimos. Em caso de empate no final da partida onde deva haver um vencedor (sistema eliminatórios), haverá uma disputa de pênaltis, em séries de 1 e 1.
d) Toda a equipe que efetivar o W. O. será eliminada da etapa, e os pontos obtidos por esta equipe dentro da chave serão desconsiderados para efeito de classificação, considerando como se a mesma não tivesse participado de nenhuma partida da competição.

Para a Bocha Mista:
a) A equipe vencedora de uma partida marcará 2 (dois) pontos e a perdedora 1 (um) ponto.
b) Em caso de empate entre as equipes participantes, para efeito de classificação, na chave que ocorrer o empate, será adotado o seguinte critério:
Entre 2 (duas) equipes: Vitória no confronto direto .
Entre 3 (três) ou mais equipes:

I- Melhor saldo de pontos na chave ou grupo;
II- Maior nº de pontos feitos na chave ou grupo;
III- Menor nº de pontos sofridos na chave ou grupo;
IV- Sorteio
c) As partidas irão no máximo a 12 pontos, ficando o congresso técnico soberano para definir este item.
d) Toda a equipe que efetivar o W. O. será eliminada da etapa, e os pontos obtidos por esta equipe dentro da chave serão desconsiderados para efeito de classificação, considerando como se a mesma não tivesse participado de nenhuma partida da competição.


Para o Handebol de Praia ( Realizada só na Fase Final ) ) Máximo de equipes na Final : 16 Masculina e 16 Feminina

No Hand Beach, como pode ser observada nas regras, basicamente a forma de disputa é a seguinte:
a) Uma partida é disputada em 2 (dois) sets de 10 minutos (corridos) com 5 minutos de intervalo entre 1º e o 2º set., ou o tempo
definido no congresso técnico devido ao nº de equipes.
b) Uma partida ou um set de Hand Beach não pode terminar empatada.
c) Caso o primeiro set ou o segundo termine empatado, o desempate é estabelecido através do Gol de Ouro, da seguinte forma: bola ao
alto no meio da quadra, quem pegar e fazer primeiro o gol, ganha o referido set.
d) Caso cada equipe ganhe um set, o desempate ocorre através do sistema de um contra o goleiro, conforme prescreve a regra.
e) Existe o gol espetacular que vale dois gols. Esse gol vale quando o atleta pega a bola salta e executa um giro de 306º e converte o gol.
Também vale dois gols de bola aérea. Gols feitos de forma normal valem um gol.
f) Quando o goleiro (chamado às vezes de coringa ou vazado) converter um arremesso vale também dois gols;
g) A equipe vencedora de uma partida marcará 2 (dois) pontos, em caso de empate marcará 1 (um) ponto e derrota 0 (nenhum) ponto.
h) Em caso de empate entre as equipes participantes, para efeito de classificação, na etapa e chave que ocorrer o empate, será adotado o seguinte critério:
1 - Entre 2 (duas) equipes: Vitória no Confronto direto:
2 - Entre 3 (três) ou mais equipes:
I) Melhor saldo de sets na chave ou grupo;
II) Menor número de sets contra na chave ou grupo;
III) Maior número de gols feitos;
IV) Menor número de gols sofridos;
V) Sorteio
i) Toda a equipe que efetivar o W. O. será eliminada da etapa, e os pontos obtidos por esta equipe dentro da chave serão desconsiderados para efeito de classificação, considerando como se a mesma não tivesse participado de nenhuma partida da competição.

Para o Futevôlei ( Realizada só na Fase Final ) Máximo de equipes na Final : 16 Masculina

a) equipe vencedora de uma partida marcará 2 (dois) pontos e a perdedora 1 (um) ponto; se a vitória for por W. O., a equipe perdedora não marcará pontos.
b) Em caso de empate entre as equipes participantes, para efeito de classificação, na etapa e chave que ocorrer o empate, será adotado o seguinte critério:

1 - Entre 2 (duas) equipes: Vitória no Confronto direto ;
2 - Entre 3 (três) ou mais equipes:
I) Menor número de pontos sofridos na chave ou grupo;
II )Maior número de pontos feitos;
III )Saldo de pontos;
IV )Sorteio.

c) Todos os jogos das etapas serão disputados em 1 (um) set de no máximo 30 pontos, com vantagem de 2 pontos, ficando o congresso técnico soberano para definir este item. A partida terá 1 (um ) set de 21 pontos;
d) Toda a equipe que efetivar o W. O. será eliminada da etapa, e os pontos obtidos por esta equipe dentro da chave serão desconsiderados para efeito de classificação, considerando como se a mesma não tivesse participado de nenhuma partida da competição.

Para o Vôlei de Dupla ( Realizada só na Fase Final ) Máximo de equipes na Final : 16 masculina e 16 Feminina

a) equipe vencedora de uma partida marcará 2 (dois) pontos e a perdedora 1 (um) ponto; se a vitória for por W. O., a equipe perdedora não marcará pontos.
b) Em caso de empate entre as equipes participantes, para efeito de classificação, na etapa e chave que ocorrer o empate, será adotado o seguinte critério:

1 - Entre 2 (duas) equipes: Vitória no Confronto direto ;
2 - Entre 3 (três) ou mais equipes:
I )Menor número de pontos sofridos na chave ou grupo;
II )Maior número de pontos feitos nas partidas;
III )Saldo de pontos;
IV )Sorteio.

c) Todos os jogos da Etapa Final serão disputados em 1 (um) set de no máximo 30 pontos, com vantagem de 2 pontos, ficando o congresso técnico soberano para definir este item. Partida de 1 ( um ) set de 21 pontos;
d) Toda a equipe que efetivar o W. O. será eliminada da etapa, e os pontos obtidos por esta equipe dentro da chave serão desconsiderados para efeito de classificação, considerando como se a mesma não tivesse participado de nenhuma partida da competição.


DOS ÁRBITROS

Art. 22º – Os árbitros serão designados pela Coordenação Geral e não poderão ser vetados pelas equipes participantes.

DO SISTEMA DISCIPLINAR

Art. 23º – Serão consideradas conhecedoras do Regulamento Geral, todas as pessoas físicas e jurídicas vinculadas ao evento e assim se submeterão, sem reservas, a todas as suas disposições e conseqüências que dela possam emanar.

Art. 24º – Todo o protesto será julgado pela Coordenação Executiva do evento, que será composta por 1 (um) representante da Coordenação de Eventos da RBS TV, 1 (um) representantes da Coordenação Técnica e 1 (um) representante da Equipe de Árbitros.

Art. 25º - Todo o protesto formulado deverá ser encaminhado à Coordenação técnica do evento.

Art. 26º – Os protestos sobre quaisquer infrações ao Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Executiva, à luz das disposições presentes neste regulamento e das regras oficiais da Confederação Brasileira de Vôlei de Praia, de Beach Soccer e federação de Futevôlei e Bocha. A Coordenação Executiva também poderá utilizar o CBJJD para subsidiar suas decisões.

Art. 27º – Todo e qualquer protesto em relação a acontecimentos de uma partida válida para este evento, somente poderá ser feito até 15 (quinze) minutos após o término da mesma, sendo vetada a utilização da súmula do jogo para a formulação do protesto, devendo o mesmo ser encaminhado em documento assinado pelo representante devidamente credenciado junto à Coordenação Geral do Evento, cabendo ao reclamante a apresentação da documentação probatória da irregularidade argüida.

Art. 28º - Toda e qualquer equipe participante do evento poderá apresentar protesto, no prazo estabelecido no artigo anterior, quando detectar alguma irregularidade, também devidamente assinado pelo representante credenciado, acompanhado de provas da irregularidade argüida.

Art. 29º - A equipe que sofrer qualquer denúncia terá o prazo de 15 (quinze) minutos contados a partir de sua notificação para apresentar sua defesa, por escrito, devidamente assinada pelo representante e com rol de testemunhas e/ou documentação probatória.

Art. 30º - Os jogos terão uma tolerância de 15 (quinze) minutos do horário marcado para o início da primeira partida do turno. Para as demais partidas a tolerância será de 10 (dez) minutos após o término da partida anterior. As equipes que não se apresentarem dentro dos prazos estabelecidos, perderão por não comparecimento (WO).

Art. 31º - A equipe que se recusar, por algum motivo, a iniciar ou dar continuidade a uma partida válida pelo evento, no tempo máximo de 10 (dez) minutos após a advertência do árbitro, será penalizada com W.O, mesmo que esta permaneça na quadra.

Art. 32º – A equipe que por qualquer motivo não se fizer presente no local e horário estabelecido para a disputa de uma partida válida pelo evento, perderá por W.O.

Art. 33º – Toda equipe que contribuir para um W. O., será eliminada da competição, não podendo participar de qualquer etapa do torneio.

§1º – Toda a equipe que der causa a interrupção de uma partida que não possa vir a ser reiniciada será considerada perdedora e mesmo que estivesse vencendo será considerada perdedora pelo placar estipulado no w.o, ficando sua continuidade na competição a critério da organização;

Art. 34º - Uma vez caracterizado um W. O., será registrado em súmula
Para o Vôlei 4x4: o escore máximo de pontos, Ex: 30 x 00 (trinta a zero) em favor da equipe adversária.
Para o Futebol de Areia: o placar será de 1 a 0 (um a zero) em favor da equipe adversária.
Para a Bocha: 12 x 00 (doze a zero) em favor da equipe adversária;
Para o Handebol de Praia: o placar será de 2 a 0 (dois sets a zero) em favor da equipe adversária.
Para o Futevôlei: o escore máximo de pontos, Ex: 21 x 00 (vinte um a zero) em favor da equipe adversária.
Para o Vôlei de duplas: o escore máximo de pontos, Ex: 21 x 00 (vinte um a zero) em favor da equipe adversária.


Art. 35º - Em caso de duplo W. O., as duas equipes serão eliminadas da competição.

Art. 36º – Após a homologação dos resultados finais de cada etapa, ou tendo vencido o tempo determinado no art. 27º, não caberão protestos de qualquer ordem a estas mesmas etapas.

Art. 37º – Todo dirigente ou atleta que sofrer desqualificação ou expulsão pela arbitragem, no decorrer de uma partida, ficará automaticamente suspenso da partida subseqüente e só será julgado se houver relatório do árbitro anexo à súmula do jogo.

Art. 38º – Todo dirigente e ou atleta que agredir fisicamente um dirigente ou atleta da equipe adversária, componente da Equipe de Árbitros ou da Coordenação Geral, Executiva e Técnica, será sumariamente excluído do evento, caso mais de um atleta ou dirigente, em uma mesma partida, agredir as pessoas acima citadas, a equipe estará eliminada dos JOGOS DE VERÃO 2009 e todos os atletas inscritos não poderão participar de qualquer modalidade desenvolvida nos Jogos de Verão 2010.

Art. 39º – Todo o ato de indisciplina, descumprimento do regulamento ou postura inadequada que venha a prejudicar o bom desenvolvimento do cronograma de execução de uma etapa, será analisado pela Coordenação Executiva a qual deliberará sobre que providências sejam tomadas.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 40º – Caso alguma partida seja interrompida por qualquer motivo e não seja reiniciada num prazo de 30 (trinta) minutos, caberá à Coordenação Geral providenciar condições para que o jogo tenha continuidade, sendo que a mesma deverá ser reiniciada.
Para o Vôlei 4x4: na pontuação que foi interrompida;
Para o Futebol de Areia: no tempo que foi interrompido;
Para a Bocha: na pontuação que foi interrompida;
Para o Handebol de Praia: no tempo que foi interrompido;
Para o Futevôlei: na pontuação que foi interrompida;
Para o Vôlei de duplas: na pontuação que foi interrompida;

Art. 41º – As disposições em contrário serão analisadas pela Coordenação Geral, e somente esta definirá o encaminhamento a ser deferido.

Art. 42º – A Coordenação poderá, a qualquer momento, expedir resoluções visando dirimir dúvidas sobre a interpretação deste regulamento, como para alterar datas, horários, locais e ordem de jogos, constantes em boletins informativos por ela emitidos.

Art. 43º – Os órgãos promotores e executores do referido evento, não se responsabilizarão por acidentes ocorridos com atletas e dirigentes, dentro ou fora das quadras de jogos, ou por estes ocasionados a terceiros antes, durante ou depois dos jogos.

Art. 44º – As equipes deverão apresentar-se uniformizadas com camisetas da mesma cor e oficialmente numeradas.
Obs: É obrigatória a participação de todas as equipes oficialmente inscritas na abertura oficial do evento em cada etapa.

Art. 45º - Os jogos serão realizados com qualquer tempo, salvo determinação contrária e oficial, emitida pela Coordenação Geral.

Art. 46º – A RBS TV se reserva ao direito de utilizar as imagens das equipes durante a realização deste evento, para posteriores produções gráficas e eletrônicas, sem cachê para as mesmas.

Art. 47º – Somente poderá participar do Congresso técnico a pessoa que estiver devidamente credenciada como técnico e/ou responsável pela equipe junto à Coordenação Geral.

Art. 48º – A cidade sede de cada etapa dos JOGOS DE VERÃO 2009 está obrigada a fornecer policiamento ostensivo e ou segurança especializada para a realização do evento.

Art. 49º - A comissão organizadora será obrigada a fornecer o material de trabalho para a arbitragem, constante de mesas, cadeiras, redes, etc. Fica a cargo da cidade sede a indicação de duas pessoas por quadra de futebol para servirem de repositores das bolas que saem da quadra.

Art. 50º - É VETADA, incondicionalmente, a participação nas partidas dos JOGOS DE VERÃO 2009 de atletas e/ou dirigentes alcoolizados, ou portando bebidas alcoólicas na arena dos jogos..

Art. 51º – É VETADO, incondicionalmente, a utilização e distribuição (panfletagem, exposição de cartazes, banners, etc.) por parte das equipes participantes, de material promocional de seu patrocinador, sob pena de, esta equipe, ser eliminada do evento, seja esse patrocinador concorrente ou não dos Patrocinadores Oficiais dos JOGOS DE VERÃO 2009. Somente será permitida a utilização do espaço no fardamento da equipe.

Art. 52º - O meio oficial de comunicação dos JOGOS DE VERÃO é por via e-mail, ou ofício encaminhado diretamente ao Coordenador Técnico dos JOGOS DE VERÃO 2009.

Parágrafo Primeiro: Noticias das etapas poderão ser vistas nos blog

Coordenação Técnica :Erony Paniz Junior
Fone-fax: (55) 3220-1700
Celular: (55) 9956-9099 ( Paniz )
Blog: www.jogosdeverao2009.blogspot.com
E-mail: eronypaniz@bol.com.br
marcia.moura@rbstv.com.br


PREMIAÇÃO

Art. 53º – Na Primeira Fase (ETAPA CLASSIFICATÓRIA), caberão as equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, nos naipes masculino e feminino, nas modalidades de vôlei 4x4 , Futebol de areia e na modalidade bocha de trio misto, a classificação automática para a grande final.

Art. 54º – Na etapa final as equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares nas modalidades VÔLEI 4 X 4, FUTEBOL, BOCHA MISTA, HANDEBOL, FUTEVOLEI e VOLEI DE DUPLAS receberão troféus e medalhas pelas colocações conquistadas.


Parágrafo Primeiro: As equipes campeãs na final receberão a quantia de:
Vôlei 4x4: R$ 600,00 (seiscentos reais) para naipe MASCULINO e FEMININO
Vôlei de duplas : R$ 200,00 (duzentos reais) para naipes MASCULINO e FEMININO
Beach Soccer: R$ 600,00 (seiscentos reais) para naipe MASCULINO e FEMININO.
Bocha Misto: R$ 200,00 (duzentos reais)
Handebol: R$ 200,00 (duzentos reais) para naipe MASCULINO e FEMININO.
Futevôlei : R$ 100,00 ( Cem Reais) Masculino.



DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO na Fase Final:

Art. 55º – Toda equipe ao se classificar para a fase final receberá um documento que deverá ser preenchido, assinado e remetido via fax para o telefone 55 3220-1700 ou pessoalmente na sede da RBS TV Santa Maria, na Av Maurício Sirotsky Sobrinho nº 25 até a data de 06/03/2009, as equipes que não remeterem a confirmação não participarão do sorteio das chaves e serão substituídas não cabendo protestos posteriores.
Parágrafo Primeiro: Mesmo remetido o documento, a equipe terá de ter um representante no congresso técnico dia 14/03/08 as 9 hs , sem a presença não participará do sorteio e não caberá protesto posterior.

DO MATERIAL PARA OS JOGOS


Art. 56º - Todas as equipes inscritas nas modalidades de VÔLEI 4x4 , FUTEBOL DE AREIA, HANDEBOL DE PRAIA, FUTEVÔLEI, VOLEI DE DUPLAS, deverão antes do início de cada partida a qual sua equipe irá participar deixar na mesa de arbitragem uma bola em condição de jogo;
Parágrafo Primeiro
A Coordenação, promotores, patrocinadores e demais participantes não se responsabilizam pela perda, extravio, furto ou danos a bola deixada para o jogo, ficando a equipe inscrita responsável pela sua reposição e controle;

Erony Paniz Junior
Coordenador Técnico
JOGOS DE VERÃO 2009

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